Acessório importante para caminhoneiros, o calço deve ter a qualidade necessária para fornecer estabilidade e segurança

Calço de rodas fabricado pela CELPAN

A vida de um caminhoneiro não é simples. São necessárias grandes viagens pelas estradas do país, manter a manutenção do caminhão em dia e ainda estar atento à segurança da carga. Tudo isso ainda com a frequente saudade da família. Mesmo assim, o caminhoneiro é um apaixonado pelo que faz e mantém seu propósito ao volante.

Entre os cuidados necessários com o caminhão, há um acessório que não costuma ser muito lembrado. Mesmo assim, é fundamental que o motorista o tenha e saiba usar quando necessário. Estamos falando do calço para rodas de caminhão. Acompanhe este conteúdo para saber mais sobre o assunto.

O que é um calço para a rodas:

Talvez você seja um caminhoneiro iniciante ou ainda esteja até em fase de entrar na profissão. Mas não se preocupe, este conteúdo será bem didático. Chamamos de calço para rodas um suporte de borracha, conforme mostrado na foto.

Note que o calço tem o formato preciso para que ele “encaixe” na roda. Como o próprio nome já adianta, trata-se de um calço de borracha para sustentar e fixar a roda do caminhão.

Para que o calço de borracha serve?

Manter o caminhão estável e imóvel é fundamental em vários momentos. Um exemplo clássico é durante a hora de carga ou descarga. O calço assegura a integridade física dos trabalhadores durante a condução da carga. Imagine se, por um momento, o freio falha e o caminhão começa a se locomover. Preocupante, não? Dessa forma, o calço alivia a pressão sobre o freio.

Mantendo o calço no solo e apoiando a roda do veículo, todos podem se sentir mais seguros e desempenhar suas funções. Outro exemplo bem comum é em relação a veículos que não podem desligar seus motores, como betoneiras e caminhões frigoríficos.

Sim, o calço serve para vários tipos de caminhões!

Você pode comprar o calço para rodas neste link: https://gruporpf.com.br/borrachas/calco-para-roda-pneu-celpan/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *