Neste artigo, veremos se o plástico de engenharia Poliacetal oferece algum risco do ponto de vista toxicológico a quem o utiliza

O poliacetal é um termoplástico que costuma gerar muitas dúvidas em relação a sua composição, utilização e principais características técnicas. Em nosso último artigo, O que é plástico Poliacetal: características e funcionalidades, respondemos parte dessas perguntas e trouxemos informações relevantes sobre este composto.

Neste artigo, por sua vez, iremos verificar de maneira mais aprofundada se o poliacetal é tóxico ou atóxico, ou seja, se oferece algum risco ou não a quem tem contato com o termoplástico.

Sobre a toxidade do Poliacetal:

Segundo a classificação UE, o poliacetal é classificado como tóxico (T) e Corrosivo (C). É importante reforçar, porém, que o termoplástico em seu estado final não oferece riscos ao usuário.

O que isso significa?

Isso quer dizer que o poliacetal em formato de chapas, tarugos, buchas, peças especiais e outros, não oferece nenhum perigo em conato com a pele. Em estado químico, por outro lado, é necessário tomar algumas precauções.

Portanto, para a grande maioria dos consumidores, o poliacetal é atóxico.

Essa característica é extremamente importante, pois facilita o manuseio do poliacetal em diferentes frentes. Imagine como seria uma peça que aparece em diversos componentes industriais e ainda fosse tóxica! Este termoplástico é muito presente em peças de precisão que necessitam de elevada rigidez, baixo atrito e altíssima estabilidade dimensional.

Como posso adquirir poliacetal em diferentes formatos?

Nossa loja virtual oferece entrega em todo o país, além de garantia e suporte de nosso atendimento. Confira no link abaixo as muitas opções de poliacetal que oferecemos:

https://gruporpf.com.br/plasticos-de-engenharia/poliacetal/

Para saber mais sobre poliacetal:

Nas duas páginas abaixo, temos ótimas fontes de informação, incluindo fontes acadêmicas. Se você tem mais interesse na composição plástica do poliacetal, não deixe de conferir!

Polyoxymethylene (POM), Acetal

What is Polyoxymethylene? (POM)

2 respostas

  1. Olá, eu trabalho com usinagem de poliacetal e quando é trabalhado esse material dele desprende muito pó e gostaria de saber se esse pó é tóxico.

    1. Olá EDILSON, nos chame no WhatsApp (11)91600-2697 para esclarecer suas dúvidas! As melhores ofertas estão no nosso e-commerce Grupo RPF! Atenciosamente, Giovanna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *