Entenda em detalhes mais sobre este importante produto da indústria, indo desde seus aspectos técnicos até suas variações

Índice

Antes de começarmos a explicar em detalhes os tipos de lençol de borracha, é importante esclarecermos uma definição. Podemos entender como lençol de borracha todo material feito de um composto emborrachado em formato de manta, geralmente sendo comercializado em rolos.

O lençol de borracha pode ter várias funções, que vão desde o simples revestimento de superfícies até vedações de conjuntos industriais maiores. Independentemente de qual seja a destinação do rolo de lençol de borracha, precisamos sempre ter em mente duas coisas antes de comprar:

– A qualidade do fabricante

– A correta implementação para o uso final

Havendo problemas em qualquer um dos pilares acima, o desempenho do lençol de borracha estará prejudicado. E o problema ainda é maior: uma falha pode afetar seus equipamentos e resultar em danos, tanto financeiros quando físicos. Dessa forma, contar com lençóis de borracha de procedência e também ter o conhecimento assertivo para sua implementação não são apenas recomendados, são cruciais.

Lençol de borracha sendo comercializado em rolos

Identificando um bom fabricante de lençol de borracha:

A tarefa de encontrar um bom fabricante de lençol de borracha é razoavelmente simples. É necessário checar as referências da empresa, não somente em relação ao site da companhia em si, mas também sobre as avaliações de usuários em sites de busca, como o Google, por exemplo.

No site da fabricante de lençol de borracha, confira a página de Quem Somos, por exemplo. É necessário que a empresa esclareça um pouco de seu histórico e de parte de sua tradição. Outro ponto importante é verificar a qualidade do site e também o atendimento do time de vendas. Em caso de dúvidas, acesse o atendimento e levante informações sobre o lençol de borracha.

Outro ponto importante: cuidado ao comprar lençóis de borracha com preços muito menores que o restante dos concorrentes. Um exemplo clássico de golpistas do setor é oferecer um lençol de borracha Nitrílica (usualmente mais caro) e acabar enviando um simples tipo SBR. Para um público leigo, a diferenciação entre ambos é muito difícil, embora em laboratório seja muito simples ver as características técnicas de cada um.

Preços baratos demais, desconfie!

Já em sites de buscadores como o Google, é interessante ver as avaliações dos usuários, tanto em comentários como também em avaliações (estrelas/rating). Os comentários darão dicas valiosas sobre a confiabilidade da empresa e a qualidade do lençol de borracha. Outra opção interessante é verificar no site Reclame Aqui. O recomendável é que a fabricante de lençol de borracha sempre responda às reclamações de seus consumidores, propondo uma solução que desfaça o conflito.

Sobre a implementação de um lençol de borracha:

Agora que você já tem uma fabricante de lençóis emborrachados em vista, mais uma ação é necessária antes da compra: entender como a manta será aplicada. No caso do revestimento de superfícies, apesar de parecer simples, é importante realmente saber o que deve ser feito. Ao não saber corretamente o procedimento, é grande a chance de ocorrerem imperfeições no resultado final.

Já para o caso de quando o lençol de borracha for gerar peças de vedação, a expertise na aplicação é ainda mais importante. Como já é possível prever, erros neste cenário podem ser graves: líquidos e gases podem escapar da vedação, passando a vazar e contaminar o ambiente.

Para o caso do próprio comprador ser o responsável pela aplicação do lençol de borracha, recomenda-se a realização de um curso e testes controlados em ambiente seguro. Por outro lado, se a tarefa for responsabilidade de um empregado ou prestador de serviço, é fundamental avaliar se o conhecimento necessário realmente está presente.

Escolhendo o tipo de lençol de borracha ideal:

É fundamental entender que cada tipo de lençol de borracha possui características únicas, como a resistência a certos tipos de elementos químicos, maior ou menor resistência a faixas de temperatura e também a dureza relacionada. Escolher o tipo certo de manta de borracha não é somente uma questão financeira, pois em alguns casos é algo relacionado a segurança dos envolvidos e à durabilidade de um conjunto.

Abaixo, iremos listar e trazer as características técnicas dos principais tipos de lençóis de borracha, assim como seu uso mais recorrente, observações e contraindicações.

Lençol de borracha natural

Link na loja: https://gruporpf.com.br/borrachas/natural/lencol-de-borracha/

Mais detalhes sobre os lençóis de borracha natural: https://pt.wikipedia.org/wiki/Len%C3%A7ol_de_borracha

Utilização mais comum: revestimento de bancadas e superfícies em geral

Lençol de borracha natural

Contraindicações: cetonas, ozônio, ácidos fortes, solventes polares.

Observações: possui excelente resistência aos ácidos diluídos e excelentes propriedades de vulcanização.

Lençol de borracha nitrílica

Link na loja: https://gruporpf.com.br/borrachas/nitrilica/lencol-nitrilica/

Detalhes sobre a borracha nitrílica: http://www.rubberpedia.com/borrachas/borracha-nitrilica.php

Utilização mais comum: estar em contato e realizar o fluxo e vedação de GLP, combustíveis derivados do petróleo, óleos lubrificantes e graxas.

Exemplo do lençol de borracha nitrílica

Contraindicações: cetonas, ozônio, ácidos fortes, solventes polares.

Observações: possui excelente resistência à gasolina, óleos lubrificantes e ao óleo animal.

Lençol de borracha Viton

Link na loja: https://gruporpf.com.br/borrachas/viton/lencol-viton/

Detalhes sobre a borracha Viton: https://pt.wikipedia.org/wiki/FKM

Utilização mais comum: revestimento de cilindros em diferentes segmentos da indústria.

lencol-de-borracha-viton
Lençol de borracha Viton

Contraindicações: não indicado para contato com Metil Etil Cetona (MEC)

Observações: note que o lençol de borracha viton possui uma grande faixa de temperatura de trabalho, ou seja, é um dos melhores para resistir a variações térmicas e aos extremos de calor e frio.

Lençol de borracha Neoprene

Link na loja: https://gruporpf.com.br/borrachas/neoprene/lencol-neoprene/

Detalhes sobre a borracha Neoprene: https://pt.wikipedia.org/wiki/Neopreno

Utilização mais comum: elaboração de peças técnicas que terão contato com óleos e até mesmo para a confecção de roupas aquáticas para mergulho (proteção térmica).

lencol-de-borracha-neoprene
Lençol de borracha Neoprene

Observações: Indicado para uso em ozônio, intempéries, higiene, isolamento elétrico e ampla faixa de temperatura.

Lençol de borracha de silicone

Link na loja: https://gruporpf.com.br/borrachas/silicone/lencol-silicone/

Detalhes sobre a borracha de silicone: https://pt.wikipedia.org/wiki/Silicone

Utilização mais comum: prensas térmicas, setor alimentício e área da saúde.

lencol-de-borracha-de-silicone
O lençol de silicone é um dos mais fáceis de diferenciar devido sua aparência

Contraindicações: não indicado para contato com GLP, combustíveis derivados de petróleo, abrasão, cortes.

Observações: Indicado para uso em ozônio, intempéries, higiene, isolamento elétrico e ampla faixa de temperatura.

Lençol de borracha pulsômetro (SBR)

Link na loja: https://gruporpf.com.br/borrachas/pulsometro/lencol-pulsometro/

Detalhes sobre a borracha Pulsômetro: http://www.rubberpedia.com/borrachas/borracha-butadieno-estireno.php

Utilização mais comum: revestimento de superfícies, como cortina, etc.

O lençol de borracha Pulsômetro também tem aparência diferenciada na cor e tonalidade

Observações: aplicado em cintas modeladoras, aventais industriais, juntas, etc.

Lençol de borracha EPDM

Link na loja: https://gruporpf.com.br/borrachas/epdm/lencol-epdm/

Mais detalhes sobre a borracha EPDM: https://en.wikipedia.org/wiki/EPDM_rubber

Utilização mais comum: grande aplicabilidade na indústria automotiva, como em tubos, mangueiras para radiadores, vedação para vidros e portas, entre outros.

EPDM: um dos tipos de lençol mais procurados

As medidas e tamanhos de um lençol de borracha:

As dimensões das mantas emborrachadas devem ser combinadas já na hora da compra. O fornecedor deve deixar bem claro as três medidas principais da peça: comprimento, largura e espessura. Lembre-se de que certas funções exigem rolos de lençóis com maior espessura, justamente para terem maior capacidade de resistência.

Antes da compra, tenha a certeza exata das dimensões necessárias para o seu projeto.

Uma das dúvidas mais comuns sobre o lençol emborrachado é referente ao seu corte. Esse procedimento é necessário normalmente quando queremos revestir uma superfície usando a manta. Dessa forma, saber como cortar o lençol de borracha acaba sendo necessário, mais cedo ou mais tarde.

Como cortar o lençol de borracha:

Para cortar o lençol de borracha, o primeiro passo é possuir um bom estilete de corte. Procure por estiletes que possuam lâmina resistente e afiada. Outro ponto importante e que é muito bem-vinda é um cabo emborrachado para fácil manuseio. Na hora de executar o corte, estes dois elementos somados acabam tornando a vida da pessoa muito mais prática.

Após adquirir o estilete, organize uma superfície para o corte. A base deve ser resistente e própria para receber o corte (você não apoiaria o lençol de borracha em uma mesa de madeira na hora de cortar, certo?). O ideal é usar uma pedra como granito ou similar como base. Assim, você não danifica a base e nem o estilete.

Por último, certifique-se de que tanto sua base quanto sua perícia estejam adequadas. Assim, você cortará o lençol de borracha na medida perfeita. Faça uma linha quase que imperceptível para servir de caminho base. Uma caneta ou lápis são suficientes para essa tarefa.

Aplicando um lençol de borracha ou produzindo peças:

Lençóis de borracha na fabrica prontos para serem entregues

Ao possuir o tipo de lençol de borracha coreto em mãos, é hora de destinar o rolo para seu uso final. Aplicações mais simples, como o revestimento de bancadas, por exemplo, requerem atenção e prática. O importante é não deixar desnivelamentos entre a borracha e a superfície. Realizando a atividade com cuidado e técnica, o resultado final terá a qualidade necessária.

Por outro lado, quando o uso do lençol de borracha envolve vedação ou composição em peças técnicas, é prioritário conhecimento técnico. Em casos de dúvidas, consulte um especialista ou até mesmo o atendimento pós-venda de seu fornecedor.

Nestas ocasiões, testes devem ser realizados antes de liberar a peça ou o conjunto para funcionamento irrestrito. É necessário ter certeza de que as vedações estão realmente funcionando.

Características antichama:

Outro ponto interessante sobre as mantas de borracha é sua característica antichama. Sim, dependendo do tipo de manta emborrachada, ela pode ser resistente às chamas. Isso é importante para áreas que necessitam desse tipo de cuidado.

Esse tipo de lençol de borracha pode ser usado como base para a fabricação de peças e itens de segurança, seja em componentes de maquinário, seja em itens isolados.

A borracha Neoprene, por exemplo, é usada para a fabricação do lençol de borracha antichama. A norma americana UL94-V0 estabelece critérios de qualidade que devem ser atendidos para essa função. Além do Neoprene, borracha como Viton e Silicone podem ser usados para a característica antichama.

O principal diferencial de um lençol de borracha antichama é que ele pode estar em contato direto com o fogo ou em altas temperaturas por um certo período. Respeitando este tempo, suas características e propriedades são mantidas. Normalmente, sua composição favorece que as chamas sejam extinguíveis.

Costuma ser não tóxico e pode resistir a fungos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *